FNA Núcleo de Ermesinde

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 participantes

    XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009

    Admin Forum
    Admin Forum
    Admin
    Admin


    Masculino
    Número de Mensagens : 179
    Idade : 55
    Localização : Ermesinde
    Associado FNA : Sim
    Data de inscrição : 05/03/2008

    XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009 Empty XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009

    Mensagem  Admin Forum Sex Jun 19 2009, 07:23

    Acampamento de Aniversário do Núcleo da Fraternidade de Ermesinde em Singeverga

    O núcleo da Fraternidade de Ermesinde festejou o seu 17º aniversário com um acampamento na mata do Mosteiro de S. Bento de Singeverga nos dias 10 e 11 de Junho.
    O local do acampamento mereceu uma atenção especial de forma a proporcionar a todos os participantes um agradável convívio com a mãe natureza, com excelentes recantos apelativos a um verdadeiro retiro espiritual. O Mosteiro e a proximidade, concedida, com os monges, as suas actividades quotidianas e os
    seus ritos e actos religiosos tornaram este acampamento único e rico em recordações que perdurarão na memória de todos.
    Apesar da chuva persistente no primeiro dia, a montagem do campo (tendas, pórtico da entrada de campo e o local do fogo de conselho), bem como das infrastruturas de apoio necessárias (cozinha e latrinas), decorreram com naturalidade e em espírito de entreajuda. Depois da abertura oficial do campo com o hastear das bandeiras, estiveram presentes no campo, o nosso pároco Pde. João Peixoto, que muito nos honrou com a sua visita, e o D. Lourenço Moreira da Silva nosso conterrâneo, em Singeverga desde 1945, e que governou a Abadia entre 1977 e 1993. A tarde foi preenchida com a visita ao Mosteiro acompanhados pelo D. Lourenço que guiou todo o grupo e narrou toda a história dos monges da ordem Beneditina desde o seu aparecimento na Europa e em Portugal, até à sua fundação naquela que era na altura a Casa da Quinta de Singeverga. Visitamos o Museu onde se encontra todo um espólio de peças de carácter zoológico e etnográfico, enviadas ou trazidas ao longo dos tempos pelos monges em missão em Angola e, também, uma das maiores colecções de borboletas identificadas e catalogadas existentes em Portugal. A igreja, os claustros e o salão “BEATI QUI HABITANT IN DOMO TUA DOMINE” foram também visitados, sempre com o acompanhamento do incansável D. Lourenço que explicou a razão de todos os espaços, molduras e imagens. No final da visita, alguns elementos tiveram a oportunidade de adquirir o famoso licor de Singeverga manufacturado artesanalmente pelos monges no alambique anexo à casa de lavoura.
    À noite, após o jantar e debaixo da chuva miudinha que ainda teimava em cair, realizou-se o Fogo de Conselho com a leitura das mensagens individuais de cada participante e, por cada uma, foi acesa e colocada uma vela junto à cruz de Cristo colocado num altar improvisado para o efeito. Foram ainda entregues Louvores Regionais aos elementos: José Rocha, João Martins, António Ferreira, Margarida Freitas e Jacinto Mota, pelos serviços prestados em prol da Fraternidade, alguns deles desde a sua fundação em Ermesinde. Cantou-se o Hino do Silêncio e todos recolheram às suas tendas.
    O segundo dia em campo, e já com o sol a querer espreitar, começou com a visita à Citânia de Sanfins, onde todo o grupo admirou o imenso espaço outrora povoado pelos nossos antepassados e as suas construções. Aqui, juntaram-se ao grupo alguns elementos da Direcção do Agrupamento 7 do CNE de Ermesinde que quiseram estar presentes no Aniversário da FNA e com os quais confraternizaram ao longo do dia. Regressados ao campo e já na igreja do Mosteiro, foram investidos três novos elementos, Dulce, Tozé e Zé Adriano, que em uníssono renovaram as suas promessas de escuteiro e sob as bandeiras nacional e da Fraternidade viram os seus lenços serem benzidos e impostos por D. Lourenço que presidiu à cerimónia juntamente com o presidente do Núcleo, Edmundo Queirós. Após a Investidura todo o grupo assistiu à eucaristia celebrada pelo actual Abade, D. Luís Bernardo Aranha. Depois do almoço em convívio no campo, todos regressaram à igreja onde assistiram à cerimónia das Vésperas cantadas pelos monges e participaram na procissão de Corpo de Deus nos claustros do Mosteiro.
    Findas as cerimónias, o Abade D. Luís Bernardo falou particularmente a todo o grupo para agradecer a sua presença, desejar felicidades ao Núcleo e deixar o convite para futuras visitas ou actividades, na certeza de encontrar sempre as portas abertas com agrado. Já ao final da tarde e de regresso ao campo, foram cantados os parabéns à Fraternidade pelos seus 17 anos, tendo o Presidente Edmundo apagado as velas do bolo de aniversário. Depois de desmontado o campo, todo o grupo formado em círculo, cantou o Hino do Adeus tendo deixado no ar o desejo e a promessa de se voltarem e reunir…

    José Adriano
    Mota

    FNA-Ermesinde
    MENSAGENS
    XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009 Mensag11 XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009 Mensag10

    MULTIMÉDIA


    avatar
    sandra moreira
    Etapa de Ouro
    Etapa de Ouro


    Feminino
    Número de Mensagens : 51
    Idade : 48
    Localização : ermesinde
    Situação : associado fna
    Data de inscrição : 10/03/2008

    XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009 Empty II ACAMPAMENTO NUCLEO FNA ERMESINDE

    Mensagem  sandra moreira Sex Jun 19 2009, 12:24

    Olá a todos lol!
    Espero que se tenham divertido.
    Bem-vindos aos novos elementos Dulce; To Zé e Zé Adriano.
    Saudações
    dulcesilva
    dulcesilva
    Etapa de Ouro
    Etapa de Ouro


    Feminino
    Número de Mensagens : 42
    Idade : 60
    Localização : aguas santas
    Situação : Associada FNA
    Data de inscrição : 02/12/2008

    XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009 Empty Aniversário

    Mensagem  dulcesilva Seg Jun 29 2009, 10:14

    Muitos Parabéns está muito bem.
    João Areias
    João Areias
    Etapa de Bronze
    Etapa de Bronze


    Masculino
    Número de Mensagens : 13
    Idade : 55
    Localização : Leça do Balio
    Associado FNA : Sim
    Data de inscrição : 06/03/2008

    XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009 Empty Re: XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009

    Mensagem  João Areias Ter Jun 30 2009, 06:28

    As minhas felicitações para o Núcleo de Ermesinde pois como temos visto este 17 Anos têm sido bem aproveitados em prol da nossa comunidade, acções de solidariedade e interajuda com o Agrupamento 7 do CNE de Ermesinde, que consigamos manter-nos sempre assim com o espírito do Escutismo e e de BP, que a "CHAMA" se mantenha sempre acesa nos nossos corações.
    Um "BRAVO" para os novos elementos, pois eles também são uma mais valia para o Núcleo e para a FNA.

    Uma forte canhota
    João Areias
    J Jacinto Mota
    J Jacinto Mota
    Seja Simpático, eu sou Pata Tenra
    Seja Simpático, eu sou Pata Tenra


    Masculino
    Número de Mensagens : 4
    Idade : 60
    Localização : Aguas Santas
    Data de inscrição : 05/12/2008

    XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009 Empty Re: XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009

    Mensagem  J Jacinto Mota Qua Jul 01 2009, 15:30

    Mais uma vez a FNA de Ermesinde mostrou a sua capacidade para organizar e realizar uma grande actividade como foi esta do nosso XVII Aniv. em acampamento. Parabéns a todos e em especial aos 3 novos elementos... Laughing Laughing Laughing
    Abraço
    Jacinto

    Conteúdo patrocinado


    XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009 Empty Re: XVII Aniversário e II ACAMPAMENTO - 2009

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 03:39