FNA Núcleo de Ermesinde

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    54º Jota e 15º JOTI - 14 e 15 de Outubro de 2011

    Admin Forum
    Admin Forum
    Admin
    Admin


    Masculino
    Número de Mensagens : 179
    Idade : 55
    Localização : Ermesinde
    Associado FNA : Sim
    Data de inscrição : 05/03/2008

    54º Jota e 15º JOTI - 14 e 15 de Outubro de 2011 Empty 54º Jota e 15º JOTI - 14 e 15 de Outubro de 2011

    Mensagem  Admin Forum Sex Out 07 2011, 07:31

    54º JOTA e 15º JOTI - 14 e 15 de Outubro de 2011



    O 54º Jamboree no Ar vai realizar-se nos dias 15 e 16 de Outubro de 2011.
    O tema deste ano é:
    Paz, Ambiente e Desastres Naturais.
    Uma actividade excitante que incide sobre a grande força do Escutismo, servir em todas as circunstâncias.
    Será que os escuteiros estão verdadeiramente preparados?
    Como é possível a utilização de modernos meios de comunicação a ajudar a salvar vidas?
    Durante os terramotos e tsunamis que atingiram a Tailândia em Dezembro de 2004, no ano passado no Haiti ou mais recentemente no Japão, os escuteiros têm mostrado que sabem como reagir com rapidez e eficiência. Os Escuteiros são muitas vezes o elemento chave para manter o contacto com profissionais que trabalham no palco de operações, graças à sua determinação e espírito de sacrifício.
    Para agir em conformidade a preparação dos jovens é essencial. O confronto com situações difíceis deve ser minuciosamente preparada bem como o reforçar das parcerias existentes com a Autoridade Nacional de Protecção Civil ou outras instituições.
    Corpos de bombeiros podem realizar actividades e exercícios de formação nas áreas do ambiente, socorro e identificação de desastres naturais.
    , material made available by the International Telecommunications Union ITU and the UN Refugee Agency ( UNHCR ), as well as support from various amateur radio emergency communications teams.Este ano o Jamboree no Ar está a ser apoiado por especialistas internacionais, tais como: os especialistas da Internacional Amateur Radio Union ( IARU) , o material disponibilizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) e pela ONU para os Refugiados (Agência ACNUR), e ainda por várias equipas de radioamadores especialistas em comunicações de emergência. Os Representantes dessas organizações poderão estar envolvidos no âmbito local ou nacional.
    Porque são sempre os escuteiros a agir em primeiro lugar, quando acontece um desastre?
    Os escuteiros são geralmente treinados em primeiros socorros, orientação e têm o material necessário para criar um abrigo temporário, tais como: tendas, material de cozinha, material de construção, material que está sempre preparado para acampamentos de unidade ou de Agrupamento.

    Contributos para a Actividade ( oportunidades)
    Uma excelente introdução ao tema é o curso de curta duração desenvolvido pela UIT. Altamente recomendado para a preparação do fim-de-semana do JOTA.
    Acede ao curso em: http://translate.google.com/translate?client=tmpg&hl=en&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com&twu=1&u=http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/itu_emcom_courseAqui encontrar o um ficheiro “ menu.exe” necessário para o curso.

    Envolver os serviços de emergência locais, por exemplo: bombeiros, protecção civil que lidam com emergências em caso de catástrofe, estes poderão estar disponíveis para demonstrar as suas capacidades, ou até apoiar-vos no JOTA. Seria interessante ver o que um grupo de escuteiros pode fazer para a comunidade local e até mesmo para além do fim-de-semana do JOTA.
    Podem encontrar material para preparar este JOTA em:
    ITU brochure on emergency communications
    IARU borchure on amateur radio support for emergency communications
    Radio Amateurs and Scouts to the rescue in Sri Lanka
    Scouts in action in the USA

    Sugestões para a actividade
    Técnicas de rádio
    Existem várias possibilidades para as comunicações via rádio em situações de emergência. Dêem uma olhadela no que ACNUR recomenda em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/unhcr_comms
    Uma explicação sobre a propagação de rádio está disponível em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/unhcr_props

    Como produzir energia eléctrica?Necessitamos de energia eléctrica para as nossas comunicações por rádio.
    Normalmente, por razões diversas, a energia eléctrica será cortada e não estará disponível.

    Sim, se estiver de alguma forma preparado.
    Poderão encontrar ideias em como produzir energia eléctrica para casos de emergência em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/power
    Improvisação de antenas
    Qualquer antena é melhor que nenhuma para transmitir mensagens. Os Escuteiros podem construir uma antena.
    Alguns exemplos são ilustrados no guia da UIT, como podereis ver em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/antennas
    Devereis contactar ainda o radioamador que colabora convosco no JOTA, pois ele terá certamente algumas ideias sobre o assunto.
    Receção e Retransmissão de Mensagem:
    Receber uma mensagem durante uma emergência é um desafio.
    A informação é muitas vezes fragmentada e é transmitida em ambiente caótico.
    A IARU desenvolveu uma minuta de mensagem padrão, podereis obter uma cópia em:
    http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/iaru_message_noteUse o formulário das mensagens disponíveis para instruir seus escuteiros.
    Ah, sim, não se pretende utilizar esta via electrónica, é claro, isso é só para a escrita. Para transmitir mensagens em circunstâncias difíceis os operadores de rádio costumam usar códigos.
    A lista dos códigos possíveis está disponível aqui .

    Primeiros socorros
    A formação de primeiros socorros deve ser feita localmente.
    No entanto, existem entidades que os ministram, nomeadamente a Cruz Vermelha Portuguesa, entre outras, onde os escuteiros poderão obter conhecimentos nesta área, e posteriormente fazer uma demonstração durante o JOTA,

    Abrigo improvisado
    Os agrupamentoscom o seu material para acampamento são uma mais valia para a criação do primeiro abrigo temporário em situação de emergência.
    Algumas ideias e itens a serem consideradas aquando da criação de abrigos temporários, podem encontrados no Manual da ACNUR em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/unhcr_camp_set_up
    A construção dum acampamento temporário poderá ser uma parte integrante das actividades do JOTA.

    Podereis ver como é e como funciona um campo de refugiados em:
    http://unhcr.org/v-4a2549876

    Preparação
    Como poderá ser feita a preparação para desastres e situações de emergência?
    Podem encontrar um pequeno manual, que os ajudará a preparar, em:
    http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/emergency_prepardness

    Radioamadorismo
    "Keep it simple" é agora mais importante do que nunca. Coisas simples que frequentemente não entusiasmam os escuteiros são aquelas que na hora da verdade funcionam.
    NBEMS ( Narrow Band Emergêncy Messaging Software)
    É um protocolo de software, que permite transmitir e receber mensagens digitais através de uma variedade de equipamentos de rádio. Funciona segurando o microfone em frente dos altifalantes do computador. O software, vai exigir alguma preparação prévia para se familiarizar com ele.
    Poderão fazer o download em: http://www.w1hkj.com/download.html

    Procedimentos de emergência – recomendações da IARU
    As comunicações via rádio durante as emergências são organizadas de forma um pouco diferente das comunicações regulares de radioamador.
    Os procedimentos operacionais podem ser encontrados em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/ar_emcom_procedure
    Algumas ideias inspiradoras para um fim-de-semana do JOTA, podem ser encontradas no manual ARRL para comunicações de emergência, em
    Alguns pahttp://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/amateur_radio_emcom_techniques_arrlíses têm um Coordenador (rádio amador) de emergência. Eles também podem apontar-lhe recursos adicionais na sua área. Encontre o coordenador do seu país aqui .

    Outras sugestões de actividades
    (on the radio-scouting web or in printed form):Podem encontrar na lista alguns exemplos de actividades possíveis.
    A historia continua -
    Leiam-no para a estação com quem estão em contacto. Se receberem essa história pelo rádio de um outro agrupamento será interessante menciona-la no vosso relatório para que consigamos fazer uma história nacional. Esta actividade também é muito bem adaptado para contactos RTTY (telex) e PSK.
    A situação global do tempo - Peçam aos escuteiros com quem contactam, para lhes dar o estado do tempo local. Indiquem essa informação no mapa para a área onde eles estão sediados. No fim do JOTA terão uma visão global do tempo.
    Determinar a distância de cada contacto via rádio que fazem e adicioná-los todos. Será que conseguem alcançar
    Façam um desenho simples. Será que eles o conseguem fazer e dizer o que é?
    Antena - Eles podem construir uma "super antena", usando a sua imaginação. Depois pedir ao radioamador que tente fazer um contacto utilizando-a. Será que funciona?
    Língua - Saber como se diz escuteiro em pelo menos dez línguas diferentes e fazer uma lista.
    Canção - Tentem encontrar alguns escuteiros no rádio do país donde a música é oriunda. Cantem a essa canção e ver se eles podem cantá-la convosco.
    Jogar o JAMPUZ, um jogo de bingo JOTA/JOTI:
    Obtenham vosso próprio número JID registando o vosso agrupamento na base de dados JOTA-JOTI em www.jotajoti.org . Façam isso, de preferência, durante o mês de Setembro Anotem o número de JID que recebem na altura, e façam o download do formulário de bingo.
    Fazer o download e imprimir o cartão do bingo .
    Peçam a cada estação contactada o seu número JID.
    Se esse número corresponde a um número no vosso cartão de Bingo, marquem-no. Bingo!
    presents you amongst others:Além disto podem encontrar mais informações sobre o JOTA, tais como:
    Ideia de como fazer uma antena “papagaio”
    Várias ideias emocionantes de como fazer a “caça á raposa”
    Jogos em código Morse
    etc,.

    Em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/radio_scouting_library

    Agora resta-nos desejar-vos um bom JOTA, esperar que se divirtam e que nos dêem noticias das vossas actividades.
    Boa caça Boa pesca

    (Fonte: http://www.jotajoti.cne-escutismo.pt/site/)

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 02:08