FNA Núcleo de Ermesinde

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    Nuno Álvares Pereira mais perto da Canonização

    Admin Forum
    Admin Forum
    Admin
    Admin


    Masculino
    Número de Mensagens : 179
    Idade : 55
    Localização : Ermesinde
    Associado FNA : Sim
    Data de inscrição : 05/03/2008

    Nuno Álvares Pereira mais perto da Canonização Empty Nuno Álvares Pereira mais perto da Canonização

    Mensagem  Admin Forum Sáb Mar 29 2008, 15:04

    20 de Agosto de 2007
    Nuno Álvares Pereira mais perto da Canonização

    O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Saraiva Martins, revelou que o processo de Canonização do Beato Nuno de Santa Maria - D. Nuno Álvares Pereira -, é aquele que se encontra em fase mais adiantada entre odos os processos portugueses (mais de 2200) em análise no Dicastério da Cúria Romana a a que preside. Em entrevista ao Correio da Manhã(CM), o Cardeal português referiu que o processo, da responsabilidade da província portuguesa da Ordem do Carmo, está "no bom caminho".

    D. Saraiva Martins explicou ao CM que "a Comissão Histórica da Congregação vai estudar as conclusões da comissão nacional sobre a interrupção ou não do culto ao Beato Nuno ao longo dos séculos". Se essa análise for positiva, explica, passa então para análise dos teólogos.

    O processo de canonização do Beato Nuno de Santa Maria, D. Nuno Álvares Pereira, foi reaberto no dia 13 de Julho de 2003, nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, com a sessão solene presidida por D. José Policarpo. O Cardeal-Patriarca de Lisboa definiu nessa celebração o Beato Nuno de Santa Maria como um modelo a seguir por todos os que exercem funções de responsabilidade. "Ele é um exemplo de um cristão que exerceu as suas missões civis com a coerência de um cristão" e, por isso, um modelo a seguir por todos os que exercem funções de responsabilidade, sejam elas civis ou militares, sublinhou.

    A história deste processo já poderia ter conhecido o seu epílogo quando em 1947 o papa Pio XII se manifestou interessado em canonizar o Beato português por decreto. O estado lastimável de uma Europa destruída pela II Guerra Mundial fez, porém, com que a Igreja portuguesa recusasse este motivo de festa. Trabalhos levados a cabo pelos Cardeais Patriarcas de Lisboa D. José III (1883-1907) e D. António I (1907-1929), secundados pela Ordem do Carmo, culminaram com o Decreto da Congregação dos Ritos "Clementissimus Deus" de 15 de Janeiro de 1918, ratificado e aprovado pelo Papa Bento XV em 23 do mesmo mês e ano. Esses trabalhos, retomados pelo Episcopado Português, culminaram com a já referida permissão de Pio XII para que o processo da canonização prosseguisse. Mais recentemente consultada, a Congregação para as Causas dos Santos foi de parecer que sobre a concessão de Pio XII se elaborasse a continuação do processo respectivo. A Conferência Episcopal Portuguesa, na sua Reunião Plenária de 5-8 de Maio de 2003 em Fátima, deu parecer favorável por unanimidade à continuação do processo.


    (Ecclesia)
    luis hierro
    luis hierro
    Etapa de Prata
    Etapa de Prata


    Masculino
    Número de Mensagens : 16
    Idade : 59
    Data de inscrição : 05/03/2008

    Nuno Álvares Pereira mais perto da Canonização Empty Beato Nuno

    Mensagem  luis hierro Dom Mar 30 2008, 04:08

    Boa pesquisa, mocho vigilante.

    Abraço
    Luis Hierro

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 13:29